| IMPOSTO | DESIGNAÇÃO | JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ÚLTIMO DIA PARA O PAGAMENTO | |||||||||||||
| IRS | Pagamentos por conta | 20 | 21 | 21 | |||||||||
| IRC | Pagamentos por conta | 31 | 30 | 15 | |||||||||
| IRC | Pagamento final pelas entidades com período de tributação coincidente com o ano civil | 30 d) | |||||||||||
| IRC | Pagamento adicional por conta da derrama estadual | 31 | 30 | 15 | |||||||||
| IRS-IRC | Pagamentos das importâncias retidas na fonte | 20 | 20 | 20 | 20 | 20 | 22 | 20 | 31 | 21 | 20 | 20 | 21 |
| SELO | Pagamento do imposto liquidado | 20 | 20 | 20 | 20 | 20 | 22 | 20 | 31 | 21 | 20 | 20 | 21 |
| IMI | Pagamento referente ao ano anterior | a) | 1 | 31 | 30 | ||||||||
| IMI | Adicional | 30 | |||||||||||
| IVA | Pagamentos pelos contribuintes do regime mensal (b) | 26 | 25 | 25 | 27 | 25 | 25 | 27 | 25 | 26 | 25 | 28 | |
| IVA | Pagamentos pelos contribuintes do regime trimestral (b) | 25 | 25 | 25 | 25 | ||||||||
| IVA | Pagamentos pelos contribuintes do Regime Especial dos pequenos retalhistas | 25 | 25 | 31 | 25 | ||||||||
| IUC | Embarcações de recreio e aeronaves | a) | 2 | ||||||||||
| IUC | Restantes veículos | a) | 2 a) |
2 31 |
30 | a) | 1 30 |
31 | 31 | 30 | a) | 2 30 |
31 |
Notas:
a) Nos meses que terminam em fim de semana ou feriado, a obrigação pode ser cumprida até ao dia útil seguinte.
b) Para opção de flexibilização de pagamento, ver artº 16º-C do
Dec. Lei nº 125/2021
, de 30/12, aditado pelo
Dec. Lei nº 85/2022
, de 21/12.
c) Prorrogação do prazo conforme determinado no Despacho n.º 68/2026, de 12/05, da SEAF.
d) Prorrogação do prazo conforme determinado no Despacho n.º 81/2026 – XXV, de 17/06, da SEAF.
As siglas CD – NG – OE, correspondem, respetivamente, às seguintes opções do Portal das Finanças:
CD – CIDADÃOS /
NG – NEGÓCIOS (empresas e operadores económicos) /
OE – ENTIDADES PÚBLICAS - CONTABILISTAS CERTIFICADOS / OUTROS PROFISSIONAIS.